terça-feira, 15 de novembro de 2011

"Você não pode servir a dois senhores!"

27/02/2011

8º domingo do tempo comum-Ano A


"Você não pode servir a dois senhores!"

Vaquinha Mercedes: bom dia crianças!  O meu nome é Mercedes. Eu estou acabando de chegar da cidade, fui às compras, olhem só quantas coisas lindas eu comprei. lenços, jóias, bolsas e o meu par de sapatos número cem. eu acho que vou precisar fazer um armário só pra eles.

Entra o boizinho.
Boizinho Romualdo: olá dona Mercedes, como vai a senhora?
vaquinha Mercedes: muito bem e muito ocupada. não tenho tempo para conversar com você agora. acabei de chegar das compras e estou cansada.

boizinho Romualdo: que pena! Estou indo à igreja porque  hoje tem festa do padroeiro, Santo Expedito. o santo das causas impossíveis.

vaquinha: e o senhor, seu Romualdo, vai pedir alguma graça, algum milagre, quem sabe ganhar na loto e ficar rico, rico.
boizinho Romualdo: e pra que eu quero ficar rico? eu já tenho tudo!
vaquinha: tem tudo? o senhor tem carro novo? o senhor tem uma casa com piscina? o senhor já fez viagens a paris?
boizinho: eu não, e nada disso me faz falta, pra que eu quero carro novo se o meu cavalino é tão bão e me leva pra onde eu quero? e a minha casa não tem piscina mas tem um rio maior que qualquer piscina de rico? e o que eu vou fazer em Paris, se eu nem tenho parente lá?

vaquinha: eu também não tenho parente em Paris, mas lá tem a torre eifel!
boizinho: e pra que serve a torre eifel?
vaquinha: pra gente ficar olhando, oras?
boizinho: oras, é só pra olhar? me dá uma foto aí que eu olho então...
vaquinha: o senhor não entende, seu Romualdo, é porque o senhor é pobre.
boizinho: sou pobre mas sou rico de Deus, da graça de Deus, e se a senhora não quer ir para a festa da padroeira, então eu já vou, senão chego tarde demais. inté.
vaquinha: pode ir seu romualdo, que eu ainda vou ter que ir ao cabeleireiro, e depois eu tenho massagem embelezadora, vou sair de lá que nem a vaquinha Gizela, a bela. até mais ver.
o boizinho sai.
vaquinha: vejam só, pra que serve a torre eifel...
entra o leãozinho.
leão: dona Mercedes, que bom que a senhora chegou...eu preciso contar uma coisa muito triste pra senhora...
vaquinha: seu leo, mas o que foi que aconteceu, não me diga que o dólar caiu de novo?
leão: se ele caiu eu num vi, que sai correndo, mas quem caiu foi a árvore da frente da casa da senhora. aquela mangueira enorme que tinha lá...
vaquinha: faz mal não, é até bom que aí eu mando logo fazer um chafariz de mármore no lugar...mas como foi que caiu a árvore?
leãozinho: foi quando os bois saíram correndo desembestados pra tudo quanto é lado...mas fora isso tá tudo bem, graças a Deus.
vaquinha: Graças a Deus? tudo bem? mas e porque a boiada saiu correndo?
leãozinho: foi nada não, foi na hora que o fogo pulou pro curral que eles sairam, melhor que morrer queimado, não é? ainda bem que nehum bicho se queimou, graças a Deus.
vaquinha: não incendiou mas onde estão os meus bois premiados, caríssimos?
leo: estão por aí, passeando pelas fazendas vizinhas, sãos e salvos, graças a Deus!
vaquinha:  estão por aí? mas e que fogo foi esse? o curral incendiou?
leãozinho: incendiou pouco, pior ficou a casa. essa queimou toda. mas a cerca ficou de pé, ainda bem.
vaquinha: ainda bem!? a minha casa incendiou? mas como? quando foi isso?
leãozinho: foi nada não, foi depois que caiu o raio na  fazenda, por sorte não tinha ninguém lá, na sala.
vaquinha: então não tinha ninguém na sala? que bom!
leo: bom porque? o raio caiu foi na cozinha, e tava todo mundo lá...
vaquinha: não me diga que...morreu alguém.
leo: digo não, por graça de Deus todo mundo tinha acabado de sair pra festa do padroeiro e ninguém se feriu, só eu tava lá na hora, mas não me aconteceu nada, não se preocupe comigo, graças a Deus!
vaquinha:não me preocupo mesmo,  o senhor tá me falando que a minha casa foi toda queimada, os meus bois estão perdidos por aí, a minha família quase morreu queimada e o senhor ainda diz graças a Deus? aonde está a graça?
leo: pelo menos a senhora e a sua família escaparam com vida.
vaquinha: mas e as minhas roupas importadas, as minhas jóias, os meus móveis italianos, tudo se foi...
leo: mas o mais importante é a vida.
vaquinha: mas como eu vou viver sem as minhas coisas tão caras, tão valiosas?
leo: vivendo, oras, eu não vivo? eu não tenho nada disso e vivo muito bem...
vaquinha: é que o senhor é pobre, e não entende...onde vou morar, como eu vou me vestir agora?
leo: quem não entende é a senhora...Jesus disse: E por que ficar preocupado com a roupa? Olhe como crescem os lírios do campo: eles não trabalham nem costuram, e nem o rei Salomão, em toda a sua glória, jamais se vestiu como um deles.
vaquinha: o rei salomão?mas  ele já morreu, e eu? o que vou fazer da minha vida agora?
leo: Jesus também disse: não se preocupe com a sua vida, com o que vai comer ou beber; nem com o que vai se vestir. Afinal, a vida não vale mais do que o alimento, e o corpo, não vale mais do que a roupa?
vaquinha: o senhor tem razão, mas e agora, o que eu faço?
leo: oras, vamos pra igreja, agradecer a Deus pela vida que foi salva, pelo dia de hoje, pela chuva, pela natureza...
vaquinha: mas eu não posso, como é que eu vou pra igreja com a minha casa deste jeito, vou ter que ver o que restou, ir atras dos meus bois, não vai dar pra ir rezar agora não.
leo: Pelo contrário, buscai em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão dadas por acréscimo.

vaquinha: eu não posso, seu leo, eu tenho que ver como é que vai ser amanhã.
leo: dona mercedes, Jesus disse e o que o filho de Deus disse a senhora deve seguir: não se preocupe com o dia de amanhã, pois o dia de amanhã terá suas preocupações! Para cada dia bastam seus próprios problemas”.

vaquinha: Eu acho que Jesus está certo! acho não, tenho certeza, afinal ele não é o filho de Deus? E eu, na condição de irmã dele, também sou . Sendo assim, pra que me preocupar, não é? Eu vou é pra igreja encontrar a minha família e agradecer a Deus por tudo!
leo: então vamos Dona Mercedes, que já tá na hora!


fim

Nenhum comentário:

Postar um comentário