terça-feira, 15 de novembro de 2011

“Fé do tamanho de um grão de mostarda!”


 03/10/2010

27º domingo do tempo comum-ano C

“Fé do tamanho de um grão de mostarda!”
1ª cena: a mamãe coelha anda pela floresta ajudando as suas amigas: a dona abelhinha, a dona elefanta e a dona macaquinha.
Narração: em algum lugar distante, no tempo que os bichos falavam, a dona coelhinha passeava pela floresta ajudando todas as pessoas que a ela recorria.
D. abelhinha: dona coelhinha, que bom encontrar a senhora, estou precisando de uns conselhos.
D. Coelha: conselhos? Mas o que está acontecendo, dona Zum Zum?
Abelhinha: o fato é que o meu filho está me dando problemas...
Coelha: qual filho, o do meio?
Abelhinlha: não, o do meio não, este é uma beleza, estou falando do zangadinho, o centésimo terceiro, de baixo pra cima.
Coelha: mas logo ele, que parecia tão quieto.
Abelhinha: pra senhora ver, dona Coelha, ele não era quieto, era zangado, puxou ao pai dele, o zangão. Tudo o que eu faço não agrada, nada está bom.
Coelha: ih, eu entendo bem disto, meu filho perninha, o décimo sexto de cima pra baixo, também me deu este tipo de problema em casa,
Abelhinha: e o que a senhora fez? Cortou as pernas dele?
Coelha: não adiantaria, o que eu fiz foi chamar pra uma conversa séria, cortar o seu programa preferido até que ele mostrasse um comportamento adequado. E deu certo.
Abelhinha: a senhora parece saber de tudo. Acho que nenhum filho dá trabalho pra senhora.
Coelha: quem me dera...
Abelhinha: muito obrigada, dona Coelha, eu já vou pra casa conversar com o zangadinho.
Coelha: vai com Deus.
Abelhinha: e a senhora fique com ele. Até mais.
Narração: a dona coelha era tida na floresta como uma pessoa sábia, muito sensata e justa. Sempre que alguém precisava de sua ajuda, ela estava lá.
Dona Coelha vê a dona elefanta quieta num canto e vai conversar com ela.
Coelha: bom dia dona Helen, o que está acontecendo, a senhora está tão quieta hoje. Aconteceu alguma coisa?
Elefanta: aconteceu sim, dona Coelha, a senhora não acredita mas o meu filho,  o jumbo, está envolvido com uma turma da pesada: começou a andar com os hipopótamos, e desde então vive enfiado na lama até o pescoço.
Dona Coelha: mas o Jumbo era um menino bom, vivia pela rua com as outras crianças brincando de pipa, de bola de gude.
Elefanta: é, mas agora ele só quer saber de ficar por aí andando de skate, tá me dando um prejuízo danado.
Dona coelha: mas prejuízo porque?
Elefanta: imagine que toda semana eu compro 3 skates novos pra ele, eu já avisei que não dá pra ele ser skatista,  o melhor era fazer outro esporte: levantamento de peso, por exemplo, que não tem perigo dele quebrar os pesos;
Dona coelha: a senhora precisa ser amiga do seu filho e estar atenta às amizades dele. Se forem pessoas envolvidas com coisa errada é melhor não deixar ele sair tanto, ficar de olho e procurar ser amiga dele, mostrar que está do lado dele, e não que quer condená-lo.
Elefanta: obrigada, dona Coelha, eu vou agora mesmo procurar saber onde ele está e com quem. Fique com Deus.
Narração: a dona coelha é amiga de todos e consegue ajudar a quem pede, mas dentro de casa ela não consegue seguir os seus próprios ensinamentos.
Coelhinho: e aí mãe, de boa na canoa?
Dona coelha: isso são horas de chegar em casa, lhinho?
Coelhinho: se a senhora achou cedo eu posso voltar depois.
Dona Coelha: deixe de gracinha e me diga aonde você estava.
Coelhinho: eu estava por aí, dando umas coelhadas na área.
Dona coelha: eu não quero saber de você por aí, seu lugar é em casa.
Coelhinho: mas em casa eu não tenho privacidade, são mais de trinta irmãos pulando de um lado para o outro.
Dona Coelha: mas este é o seu lugar.
Coelhinho: que nada, depois deste papo eu vou é vazar. Fui.
Narração: a dona coelha, que sabe resolver os problemas de todos, não consegue dominar em casa, e seu filho lhinho não a respeita e muito menos a obedece. Mas o pior é que nem ela acredita no filho.
Dona macaca: ola dona Coelha, como está?
Coelha: estou bem...bem preocupada.
Macaca: preocupada com o quê? Logo a senhora?
Coelha: com o meu filho, ele não me obedece e nem me respeita e eu não sei o que fazer mais. Todos os conselhos que eu dou pra vocês não servem lá em casa. Se eu cortar a tevê ele vai pra rua e não diz onde vai. Se eu cortar o computador ele passa o dia no celular. Acho que ele é um caso perdido, sem solução.
Macaca: não diga isto, todo mundo tem solução, até mesmo as pessoas mais difíceis. Geralmente são as que mais querem atenção. As que mais precisam de amor e carinho.
Coelha: eu gostaria muito de acreditar, mas acho difícil, o lhinho, este não tem mais jeito. Será pra sempre errado.
Macaca: estou vendo que a fé da senhora é muito pequena, acho que o jeito é a senhora rezar pra ...
Coelha: que ele cresça logo, complete os 6 meses e vai viver a sua vida.
macaca: não, eu disse pra senhora rezar pra aumentar a sua fé. E a de todos que não crêem na conversão dos outros.
Narração: depois dessa situação a dona macaca saiu e a dona coelha ficou só ( sentou-se no chão, tirou uma cenoura do bolso e começou a comer )até que viu algo que mudou a sua vida...o seu filho, o lhinho correndo com um filhotinho de dálmata no colo e a mãe dele vinha logo atrás.
Coelha: lhinho, o que você está fazendo com este filhotinho de dálmata, posso saber? Largue agora ele no chão.
Lhinho: eu não posso, mãe, estou ocupado.
Coelha: é sempre assim, você me dá trabalho demais, parece um castigo. Trate de largar este fihotinho aí e ir direto pro seu quarto, que a mãe dele está chegando. O pai dele, se você não sabe, é o king kong.
O coelhinho continua andando e sai de cena sem olhar pra trás.
Entra a dona Dálmata: eu preciso falar com a senhora sobre o seu filho.
Coelha: eu não tenho tempo pra conversar com ele, mas seja o que ele tenha feito eu já mandei ele colocar o seu filhote no chão e ir pra casa sem olhar pra trás.
Dálmata: não é nada disso, o que houve é que o meu filho vinha correndo e bateu de testa no poste da escola. E o seu filho foi quem pegou ele  e foi pedir ajuda.  Foi o nosso herói de hoje.
Dona coelha: como assim, eu sempre achei que ele não tinha jeito mais? Estou até emocionada com esta notícia. A partir de hoje nunca mais eu vou dizer que alguém não tem jeito, por que Deus já disse:
Se você tiver uma fé, mesmo pequena como um grão de mostarda,
poderá dizer a esta amoreira:
‘Arranca-te daqui e planta-te no mar’, e ela te obedeceria.
Dona Dálmata: agora a senhora poderá fazer o que ensina pra todos nós: amor, diálogo e atenção.
A dona dálmata saiu, o lhinho entrou novamente em cena. Os dois se abraçam e a historinha acaba.

Fim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário