terça-feira, 15 de novembro de 2011

“O bem aventurado cowboy!”


06/11/2011
Solenidade de todos os Santos


“O bem aventurado cowboy!”



Personagens: narrador, Xerife, Tião Grandão, Zequinha, Luizinho, mulher 1, mulher 2, homem 1,


Narrador: a história de hoje se passa no velho oeste, e como em todo faroeste, lá está Tião grandão, o cowboy. Apesar do nome ele é manso que dá dó. Nestes momentos de calmaria ele joga dominó com as crianças.
Tião: o importante é ter estratégia, saber qual é a melhor pedra em cada rodada.
Zequinha: tá falando o que aí, hein? Joga logo, tio! Antes que o meu pai chegue e pegue a gente jogando dominó na mesa dele!
Luizinho: o Zequinha só porque é o filho do xerife fica dando ordens. Quero ver agora...bucha de seis.
Tião: que isso, me fechou nas duas pontas...passo.
Zequinha: viu só? Fala demais e não joga é nada...nem parece que é cowboy. Bati!
Tião: mas que conversa é essa? Eu sou o maior cowboy desta cidade. Se quer saber, há mais de dois anos que eu não levo nenhum tiro.
Luizinho: só porque nunca precisou enfrentar um bandido perigoso mesmo.
Zequinha: é mesmo, nunca venceu ninguém. Meu pai sim, ele que é bravo de verdade!
Tião: é por que violência gera violência, e ás vezes uma boa conversa resolve mais que um soco...tá vendo esta arma aqui? Graças a Deus nunca precisei usar contra ninguém. Nem sei se ela funciona.
(neste momento Zequinha pega a arma e ela dispara sozinha).
Narrador: Zequinha tomou a arma das mãos de Tião e ela disparou. No mesmo instante Tião decidiu assumir a culpa e não contar a ninguém que foi o Zequinha, o filho do Xerife, o verdadeiro culpado. Todos se assustaram e correram pra ver o que estava acontecendo. Será que tinha acertado alguém?  Tomara que não, ele pensou. Mas então porque o Xerife estava vindo com uma cara de poucos amigos?
Xerife: quem foi que atirou em minha direção?
Zequinha: não fui eu não, nem foi o Luizinho.
Luizinho: é verdade, a gente é criança e não anda armado. Só pode ter sido algum adulto que tem arma...
Xerife: então o cowboy tá querendo me matar?
Tião: eu? Eu não, eu não quero matar ninguém, o senhor me desculpe...foi sem querer...eu ia mostrar a arma pras crianças e ela disparou sozinha...
Xerife: desculpe? Você atirou em minha direção e quase me acertou uma bala...eu quase  morri...poderia ter matado alguém...seu irresponsável...
Tião: mas graças a Deus o xerife não morreu, porque não era a sua hora...
Xerife: mas pode ser a sua hora hoje, isso não vai ficar assim não, cowboy frouxo...
Mulher 1: isso mesmo Xerife, prende ele logo!
Mulher 2: é mesmo xerife, prende ele por tentativa de assassinato...
Tião: Xerife, eu sei que fui distraído, mas eu não acertei ninguém, o senhor poderia me perdoar...
Xerife: perdoar? Quem perdoa é padre, você podia ter matado o meu filho Zequinha, ...
Homem 1: que isso xerife, leva logo ele pro xadrez......
Tião: Xerife, o senhor sabe que eu sou da paz, não gosto de briga, eu apenas deixei a arma cair e ela disparou.... vamos conversar...eu te peço desculpas pela bala perdida, e o senhor me pede desculpas pelas ofensas, e vai ficar tudo na santa paz de Jesus. Era assim que ele ensinava.
Xerife: que paz de Jesus o que! Tião, eu te desafio pra um duelo agora na praça.
Mulher 2: anda Tião, honre suas calças!
Homem 1: se não aceitar vai ter que deixar acidade, porque ninguém quer saber de frouxo por aqui.
Narrador: Tião preferiu assumir a culpa a entregar o Zequinha, porque sabia que o pai dele é muito bravo. Agora ele foi duelado e não sabe o que fazer... enquanto isso toda a população ficou em polvorosa querendo assistir ao duelo...
Xerife:  preparado Tião? Ou vai continuar um frouxo, um medroso?
Mulher 1: não aceita ele falar isso não cowboy!
Zequinha: Tião, foge Tião!
Tião: um momento...antes de começar o duelo eu quero falar uma coisa...
Xerife: que seja rápido, porque eu tenho outro duelo marcado pra depois do almoço...
Tião: eu sei que todos querem ver a briga...mas não era isso o que Jesus ensinava...ele deixou uma mensagem de paz, de amor, de misericórdia...
Xerife: eu não quero saber desta história de Jesus, prepara pra morrer...
Tião: quem pode dizer que está preparado pra morte, Jesus ensinou que pra chegar ao céu é preciso ser manso e humilde...
Mulher 2: pára de rezar e começa logo.
Xerife: eu vou começar a contar: 5, 4, 3, 2, 1...
Narrador: Tião se vira, ajoelha e pede a proteção de Deus.  O xerife fica indignado com a moleza do cowboy, vira as costas e vai embora. Toda a cidade ficou rindo dele, mas ele fez o que lhe parecia certo. Bem-aventurados os que promovem a paz, porque serão chamados filhos de Deus.

Fim





Nenhum comentário:

Postar um comentário