terça-feira, 15 de novembro de 2011

“A vaidade e a caridade.”


30/10/2011
31º Domingo do Tempo Comum-Ano A. 

“A vaidade e a caridade.”


personagens: narrador, Dentinho, Orelhudo, emissário, coelhinho assustado.
Narrador: bom dia crianças! Hoje o evangelho nos convida a pensar na vaidade, um dos sete pecados capitais. A vaidade é aquela vontade de ser sempre o melhor, ser reconhecido, ser elogiado. Mas às vezes nós precisamos deixar a vontade de lado e fazer o que é certo! Assim aconteceu com Orelhudo e Dentinho. Vejam só Orelhudo, um coelho forte, bonito e além disso tudo rápido. Orelhudo é o vencedor dos 100 metros rasos e dos 200 metros fundos do PAN-FLORESTANO da Floresta Feliz. Enquanto isso, eis Dentinho, um coelhinho digamos, mirradinho. Pequenininho, quase um ratinho. Mas, apesar destas características um sujeito muito gente boa, caridoso, amigo. Hoje é um dia muito especial para os dois, porque o rei mandou um emissário para assistir a corrida anual e escolher aquele que irá morar com ele na Floresta Paraíso.
Orelhudo: Dentinho, Dentinho, nem adianta você se esforçar, porque é claro que o rei me escolherá...
Dentinho: ah, é, pode até ser, mas eu não vou desistir de tentar.
Orelhudo: pra que continuar insistindo nisso? Você não ouviu as características que o emissário disse que o rei espera que o escolhido tenha: deve ser grande, bonito e rico. Diga-me, Dentinho, quem mais possui estas características? Grande...olhe só o meu tamanho, bonito...quem diz são as garotas, rico...único herdeiro de Dom Coelhone. Lamento, mas acho que você deveria mesmo desistir de tentar ir para a Floresta Paraíso...
Dentinho: eu acho que a esperança é a última que morre e ela vive muito bem dentro do meu coração. Portanto, eu não vou desistir, enquanto eu viver eu vou lutar para ser o escolhido. Apesar de não querer que você fique chateado, porque você também merece ir. Todos merecemos ser escolhidos.
Orelhudo: ainda bem Dentinho que você reconhece que eu mereço, pois eu sou o melhor! Bem, eu já vou, preciso treinar para a corrida de logo mais. O vencedor terá muitas chances de ser escolhido pelo rei.
Dentinho: tchau, e um bom treino pra você. Boa sorte.
Narrador: Orelhudo foi treinar e Dentinho ficou pensando nas características que o rei queria que o escolhido tivesse, e não fazia sentido. O rei nunca foi do tipo que valorizasse a beleza física e nem tampouco a riqueza material. Algo estava muito errado. Caminhando pela floresta encontrou o emissário do rei.
Emissário: Dentinho quando eu li a carta do rei percebi que está faltando um pedaço. Acho que se rasgou quando eu tropecei aqui.  Por favor, eu preciso encontrar a outra metade até a hora do anúncio do escolhido.
Dentinho: sim, senhor emissário do rei, fique tranqüilo, eu vou ajudá-lo a procurar a parte perdida.
Emissário: mas você não vai treinar? A corrida é hoje!
Dentinho: mais importante é que a mensagem do rei chegue a todas as pessoas, o treino pode esperar.
Narrador: O emissário e Dentinho passaram a tarde procurando a mensagem perdida enquanto Orelhudo treinava vigorosamente, mas quando Dentinho percebeu já estava na hora da corrida. Ainda bem que chegou a tempo .Foi dada a largada, os dois saíram correndo. O trajeto era cheio de voltas e numa dessas curvas Dentinho encontrou um filhotinho assustado com aquela agitação. Sem pensar duas vezes pegou o bichinho e o levou a um lugar seguro, mas quando voltou já era tarde, Orelhudo chegou na frente.
Orelhudo: ganhei, ganhei, sou campeão! Eu não disse? Agora o rei me escolherá e eu irei para a floresta paraíso com ele. Adeus para quem fica.
Dentinho: meus parabéns, Orelhudo, boa viagem, você merece ser campeão, treinou muito e correu demais.
Narrador: Orelhudo estava todo certo de que seria o escolhido quando o emissário chegou todo afobado e ofegante com a outra metade da mensagem em mãos.
Emissário: encontrei a parte da mensagem perdida. Aqui está: o eleito deverá ser grande, bonito e rico: grande de coração, bonito de alma e rico de caridade. Baseado nisso o rei fez a sua escolha. Quem mostrou ter um coração grande foi aquele que acolheu o coelhinho assustado na floresta. O coelho bonito de alma foi aquele que apesar de ter perdido a corrida souber reconhecer a sua pequenez e rico de caridade foi o coelho que apesar de ter que treinar largou tudo para me ajudar a encontrar a mensagem do rei. Diante de tudo isso só há uma escolha: você, Dentinho, é o escolhido do rei.  Ainda hoje você estará com o rei no paraíso.
Dentinho: muito obrigado, emissário, mas antes eu gostaria de dizer umas palavrinhas ao Orelhudo: irmão, você também poderá ir ao paraíso. Para isso basta que se prepare melhor, não apenas o físico, mas o coração.
Orelhudo: mas como se faz isso? Preparar o corpo é fácil, basta treinar, fazer musculação, alongamento, agora... treinar a alma, o coração, eu não sei como se faz.
Dentinho: é simples: basta que você olhe mais para os lados, para o que acontece a sua volta. Pode ser que haja alguém precisando de ajuda.
Narrador: Dentinho foi com o enviado do rei e Orelhudo ficou pensando nas palavras do amigo. De que adiantou ele ganhar a corrida e perder a oportunidade de estar com o rei em sua morada?

Fim

Nenhum comentário:

Postar um comentário