terça-feira, 15 de novembro de 2011

"A Samaritana"


27 de março de 2011

3º domingo da quaresma-Ano A.

"A Samaritana"

Personagens: Vovó Filó, Severino, Jesus e a Samaritana.

Severino: oxente, oi pessoal, eu estou aqui procurando a vovó filó, vocês viram ela por aí?
Vovó filó chega cantando em off: passarinho na gaiola...
Severino: vovó filó, que bom que eu achei a senhora...
Filó: oras, Severino, mas eu não estava sumida...
Severino: eu sei, mas é por mode que eu preciso muito da sua ajuda, dos seus conselhos...
Filó: pode falar, o que você quer?
Severino: sabe aquele emprego que a senhora me arrumou?
Filó: sei sim...e como está lá?
Severino: num tá.
Filó: num tá? Como assim?
Severino: é o seguinte: a senhora me arrumou o emprego na casa da Dona Mariana, num foi?
Filó: sim, e a Mariana é a amiga da minha filha, que tá precisando muito de um vaqueiro.
Severino: mas eu num vô podê ficar mais lá não, por causa da cerca.
Filó: e o que tem a cerca com o seu emprego?
Severino: tem tudo, é que a dona Mariana é filha do seu Nhô Lau, num é?
Filó: é.
Severino: e o seu nhô Lau foi o vizinho de meu painho.
Filó: e qual o problema disso?
Severino: e os dois se desentenderam há muitos anos por causa da cerca e nunca mais se falaram. Painho morreu sem falar com ele. Como é que eu posso agora trabalhar na casa da dona Mariana, filha do seu Nho Lau, que é inimigo do meu pai?
Filó: oras, Severino, isso é passado, briga de mais de quarenta anos, você vai se importar com isso agora?
Severino: acontece que os Mangabeiras e os Laranjeiras sempre foram inimigos, e eu preciso honrar meu finado pai. Num vou trabalhar lá não, sinto muito.
Filó: este negócio de mangabeira com laranjeira tá parecendo é conversa de frutaria.  E você honraria seu pai é perdoando, sendo amigo. Olhe, eu vou lhe contar uma história muito linda que aconteceu há mais de dois mil anos...
Severino: oxe, aconteceu há tanto tempo e a senhora ainda se lembra? Mas a senhora era só uma menina ...
Filó: que menina o quê? Estou falando de uma história do tempo de Jesus, e eu não estava lá não, oras, faz favor...
Severino: me adescurpa, então, pode contar...
Filó: eu vou contar sim, também é sobre dois povos que não eram muito amigos: os judeus e os samaritanos...Vamos acabar de chegar que lá em casa eu te conto....
Vovó e Severino saem de cena. Entra Jesus.
Jesus: ai, ai, vou sentar aqui perto deste poço enquanto os discípulos voltam da cidade. Eles foram lá comprar comida pro almoço mas pelo jeito vão chegar só depois do jantar. Pelo menos aqui tem água.
Entra a samaritana:
Samaritana: ai, ai, que dificuldade é tirar água deste poço.
Jesus: mulher samaritana me dá um pouco de água que eu tou com sede.
Samaritana: Como é que você, sendo judeu, pede de beber a mim, que sou uma mulher samaritana? Não sabe que os judeus não se dão com os samaritanos?
Jesus: eu não ligo pra essas intriguinhas não, e  se você soubesse quem é que tá te pedindo: Dá-me de beber, você mesma lhe pediria a ele, e ele te daria água viva.
Samaritana: mas o Senhor nem sequer tem um balde e o poço é fundo. De onde vai tirar água viva? Por acaso, você é maior que nosso pai Jacó, que nos deu este poço?
Jesus: Todo aquele que bebe desta água terá sede de novo. Mas quem beber da água que eu lhe darei, esse nunca mais terá sede.
Samaritana: Senhor, então me dá dessa água, para que eu não tenha mais sede e nem tenha de vir aqui para tirá-la.
Jesus: a água que eu lhe der será uma fonte de água que jorra para a vida eterna.
Samaritana: é essa água mesmo que eu quero então. Senhor, eu vejo que é um profeta!
Jesus: é aqui neste monte que vocês samaritanos costumam vir adorar?
Samaritana: sim, desde a época de nossos pais que fazemos as nossas adorações neste monte, mas pelo o que o senhor está dizendo é em Jerusalém que devemos adorar agora!
Jesus: está chegando a hora em que nem neste monte e nem em Jerusalém você adorará o Pai Vocês samaritanos adoram o que não conhecem e nós adoramos o que conhecemos, porque a salvação vem dos judeus.
Samaritana: se é assim, como é que nós deveremos adorar a Deus?
Jesus: os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e verdade. Estes são os adoradores que o Pai procura. Deus é espírito, e aqueles que o adoram devem adorá-lo em espírito e verdade.
Samaritana: eu sei que o Messias (que se chama Cristo) vai chegar. Quando ele vier, vai nos fazer conhecer todas as coisas.
Jesus: Sou eu, que estou falando contigo.
Samaritana: o Senhor é o Messias? O Cristo de Deus? Eu vou agora mesmo contar para todos os samaritanos que o Messias chegou. Fica conosco, Senhor, não vai embora não.
Jesus: não vou agora não, pode ir que eu espero. Sabe porque eu me revelei aqui no poço de Jacó pra você?
Samaritana: não sei não, por quê?
Jesus: porque vocês mulheres são o meio de comunicação mais rápido e eficiente que existe nesta época. Mas não vai demorar porque eu só posso ficar dois dias, pois estou viajando por toda a Jerusalém, pregando a boa nova!
Samaritana: eu compreendo Senhor, não é a toa que o Senhor é verdadeiramente o salvador do mundo.
Jesus: vejam ali os meus discípulos estão chegando com o meu almoço. Vamos lá falar com eles.
Samaritana: só se for agora.
Saem os dois. Voltam a vovó Filó e o Severino.
Filó: viu só, Severino, se Jesus fosse um ressentido como você, não iria nem falar com aquela mulher samaritana.
Severino: é mesmo, e ela também não se importou em falar com um Judeu.
Filó: isso mesmo, se ela tivesse se preocupado com isso perderia a chance de ter um encontro pessoal com Jesus.
Severino: é mesmo! Vou deixar de bobagem e vou aceitar o emprego na casa da dona Mariana.
Filó: muito bem, faça isso, e aproveite para acabar de uma vez por todas com esta desavença entre as famílias de vocês.
Severino: é isso mesmo! Vou fazer uma festa lá em casa, vou matar um novilho gordo, convidar toda a vizinhança e vamos forrozar até amanhecer...
Filó: isso tá me lembrando outra história da bíblia, mas essa eu vou contar outro dia. Vai com Deus Severino. Tchau!
Severino: tchau vovó Filó, e muito obrigado, deixe eu ir que os vaquinhas não esperam...


Fim





Nenhum comentário:

Postar um comentário