terça-feira, 15 de novembro de 2011

"Páscoa!"

24 de abril de 2011
Domingo de Páscoa-Ano A.


                                          "Páscoa!"

Vovó: bom dia crianças!
Hoje é um dia muito especial, sabem por quê? Porque hoje é o dia da páscoa! Todas as igrejas do mundo inteiro estão celebrando a ressurreição de Jesus!
Chegam os netinhos.
Menino: oi vovó.
Menina: oi vovó! Chegamos.
Vovó: que bom que vocês já chegaram. Eu estava aqui conversando com as crianças sobre a páscoa. Hoje é um dia muito especial por que...
Menino: eu sei por quê: porque hoje é dia de comer muito chocolate!
Menina: é mesmo, e eu vou ganhar um ovo da minha mãe, outro do meu pai, outro da minha madrinha, outro da minha tia e outro seu, né vovó?
Menino: eu também quero!
Vovó: nada disso. Com este tanto de chocolate vocês vão acabar tendo uma dor de barriga daquelas, e não contem comigo, que eu não vou dar mais chocolate pra vocês ficarem passando mal depois, nada disso.
Menino: o quê? A senhora não vai me dar o ovo de páscoa do super coelho que vem com uma arminha explosiva que atira e que toca musiquinha?
Vovó: não.
Menina: quer dizer que eu também não vou ganhar o meu ovo da coelha superpoderosa que vem com um conjunto de maquiagem e um óculos rosa com luzinhas e que toca mp3? Eu não acredito!
Vovó: quem não acredita sou eu. É isso que vocês pensam que é a páscoa? Eu queria saber quem foi o sujeitinho que conseguiu desviar a atenção de Jesus e jogar toda a importância da páscoa no coelhinho e no chocolate. Se eu pego este sujeito eu dou umas boas guarda-chuvadas nele, isso sim.
Menina: então a páscoa não é comer ovos de páscoa?
Menino: se não é isso, é o que então?
Vovó: vocês prestem bastante atenção que eu vou explicar. Mas para isso eu vou precisar da ajuda dos meus amiguinhos:
Entra o narrador. A cada verso que ele fala uma criancinha distribui um balão branco. Ao final da narração todos soltam os balões que estão segurando e uma imagem de Jesus ressuscitado presa a um conjunto de balões é solta por último.  Narrador:










Narrador:

Os judeus viviam no Egito
Em uma triste escravidão
Mas Moisés retirou o seu povo
E desde esse dia então
A páscoa passou a ser
Sinônimo de renovação.

Das festas do povo de Deus
Era a de maior alegria
Representava a passagem
a uma vida nova que surgia.

Até mesmo Jesus Cristo
Quando por aqui andou
Junto com os seus discípulos,
 A páscoa também celebrou
E na quinta feira santa
Um dia antes da crucificação
Transformou em eucaristia
O vinho e o pão.

Com o passar do tempo
Muita coisa já mudou
Outros símbolos pascais
A tradição adotou
Alguns deles fazem sentido
Mas muita coisa não bate
Como podem misturar
Jesus com o chocolate?

 

O mais famoso dos símbolos
Da páscoa na atualidade
É o coelhinho
Sinal de fertilidade

O ovo é outro sinal
Que nós também adotamos
Indica uma vida oculta
Que está desabrochando

Assim como é o girassol
Que sempre procura a luz
Devemos ser nós a viver
Sempre buscando Jesus

E a água que foi aspergida
No início da celebração
Deve nos lavar dos pecados
E renovar o nosso coração

Assim também é o fogo
Que serve pra purificar
E está presente na vela
Posta sobre o altar

O cordeirinho que antes
na páscoa era sacrificado
Foi substituído por Jesus
Que para nos salvar
Morreu pregado na cruz

 


Após ter sido crucificado
Seu corpo foi sepultado
Mas sabe o que aconteceu?
Depois de três dias passados
A morte ele venceu:

Jesus ressuscitou
Aleluia, aleluia!
E a todos nós ele salvou
Aleluia, aleluia!

Canto: ...

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário