terça-feira, 15 de novembro de 2011

“façam tudo o que Jesus disser...”

02/10/2011
27º Domingo do Tempo Comum-Ano A
 



“façam tudo o que Jesus disser...”




Personagens: narrador, narrador 1, noiva, noivo, Maria, Jesus, chefe da cozinha, discípulos, servos, convidados.

Narrador:bom dia crianças! Hoje nós vamos ouvir uma linda história da bíblia, sobre o primeiro milagre de Jesus. Naquele tempo Jesus havia sido convidado para uma festa de casamento. Ele foi e levou alguns amigos, os discípulos. A mãe dele, Maria, já estava lá, ajudando a cuidar da festa.
Narrador 1:|Maria é a serva do Senhor, sempre pronta a servir a Deus e aos seus filhos.
Noiva: Maria, que bom que você veio e está me ajudando com esta festa. Estou tão nervosa, nada pode dar errado.
Maria: imagina, pra mim é uma alegria servir as pessoas, ajudar. No que precisar pode contar comigo.
Narrador: parecia que tudo ia bem até que o noivo percebeu que o vinho não ia dar para todos os dias de festa, porque antigamente as festas de casamento duravam muitos dias, as pessoas vinham de muito longe pra poderem participar.
Noivo: e agora, o vinho já está acabando e ainda estamos apenas no primeiro dia...o que eu faço?
Narrador: Maria percebeu a agonia do noivo e foi procurar ajudá-lo.
Narrador 1: Maria é a mãe dos aflitos, que percebe mesmo antes de nós pedirmos ajuda a nossa aflição.
Maria: o que foi, Israel, posso ajudar em alguma coisa?
Noivo: Maria, o vinho já está acabando e eu não sei o que fazer.
Maria: acho que posso te ajudar, tenha fé e aguarde um pouco.
Narrador: ao perceber que a falta de vinho seria motivo de vergonha para os noivos, Maria procura seu filho Jesus, pois sabia que ele poderia resolver este problema.
Narrador 1: Maria é a nossa intercessora junto a seu filho Jesus, quando recorremos a ela, ela nos leva até Cristo.
Maria: Jesus, eles não têm mais vinho e a festa está apenas no começo.
Jesus: mulher, porque me diz isto agora, a senhora sabe que ainda não chegou a minha hora?
Narrador: Maria sabe que Jesus está pronto, por isso ela chama os servos e ordena:
Maria: vocês venham aqui e façam tudo o que ele mandar.
Jesus: peguem ali aquelas seis talhas de pedra e encham com água até a boca.
(quando terminam de encher Jesus se aproxima e em silêncio abençoa a água)
Jesus: agora tirem uma amostra e levem ao chefe da cozinha, para que ele prove.
(os servos levam ao mestre que prova e volta junto com os servos e se dirige ao noivo).
Chefe: Todo mundo serve primeiro o vinho melhor e, quando os convidados já estão embriagados, serve o vinho pior, mas você guardou o vinho melhor até agora!
Narrador: o noivo ficou tão surpreso quanto o chefe da cozinha, então ele se voltou para Jesus e o agradeceu.
Narrador 1: quando nos voltamos pra Jesus e confiamos enchendo as talhas de água quando o que queremos é vinho, ele nos atende e nos dá o melhor!
Noivo: Jesus, muito obrigado, o Senhor veio em meu auxílio e me salvou.
Narrador: a festa continuou como devia ser, com muita alegria e esperança. Foi no meio de uma família, em um casamento, que Jesus realizou o seu primeiro milagre publicamente, para deixar bem claro o quanto a família é importante no plano de salvação de Deus.
Narrador 1: é, e Maria, auxiliadora, intercessora, esteve presente neste momento tão importante, para deixar bem claro também o quanto ela é essencial à nossa fé e merece a nossa devoção! Viva Maria! Viva Jesus! Viva a família!

Fim

Nenhum comentário:

Postar um comentário