terça-feira, 15 de novembro de 2011

"O cego de nascença"

03 de abril de 2011

4º domingo da quaresma-Ano A.
 

"O cego de nascença"

Personagens: narrador, Jesus, discípulos, cego, fariseus, vizinhos.

Narrador: Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João. Naquele tempo, caminhando, Jesus viu um cego de nascença.  Os seus discípulos perguntaram pra ele:
Discípulo 1: Mestre, quem pecou, este homem ou seus pais, para que ele nascesse cego?
Jesus: Nem ele nem seus pais pecaram, mas isso serve para que  as obras de Deus se manifestem nele. É necessário que nós realizemos as obras daquele que me enviou enquanto é dia. Vem a noite em que ninguém pode trabalhar. Por isso, enquanto estou no mundo, sou a luz do mundo.
Narrador: depois de dizer isto Jesus cuspiu no chão, fez um pouco de lama com a saliva e colocou sobre os olhos do cego. Depois lhe disse:
Jesus: Vai se  lavar na piscina de Siloé.
Narrador: esta palavra significa enviado. O cego foi, lavou-se e voltou enxergando.
Cego: estou enxergando! Estou enxergando!
Narrador: Então os vizinhos e aqueles que antes tinham visto aquele cego mendigar pela cidade perguntavam entre si:
Vizinho 1:  Não é este homem aquele que, sentado,ficava mendigando?
Vizinho 2:  É ele.
Vizinho 3:  De nenhum modo, é um parecido com ele.
Cego: Sou eu mesmo.
Vizinho 1: Como foram abertos os teus olhos?
Cego: Aquele homem que se chama Jesus fez lama, ungiu  os meus  olhos e me disse: Vai até a piscina de Siloé e se lava. Aí eu fui me lavei e agora estou vendo.
Vizinho 2:   Onde está esse homem?
Cego: Não sei cadê ele.
Narrador: aqueles vizinhos levaram então o que fora cego aos fariseus. Ora, era sábado quando Jesus fez a lama e lhe abriu os olhos. Os fariseus perguntaram pra ele novamente de que modo ficara vendo.
Fariseu 1: como é que você passou a enxergar?
Cego:  ele pôs lama nos meus olhos,eu me  lavei e agora vejo.
Fariseu 2: Este homem não é o enviado de Deus, pois ele não guarda o sábado.
Fariseu 1: Como pode então um pecador fazer tais milagres?
Narrador: os fariseus começaram a discutir de modo que não chegavam a nenhum acordo. Fizeram ainda mais perguntas ao cego.
Fariseu 2: o que você diz daquele que te abriu os olhos?
Cego: digo que ele é um profeta.
 narrador: Mas os judeus não quiseram admitir que aquele homem tivesse sido cego e que tivesse recobrado a vista, até que chamaram seus pais e os interrogaram:
 Fariseu 1: este aqui é o seu  filho?
Fariseu 2: Afirmam que ele nasceu cego? Pois como é que agora vê?
Pai do cego:  Sabemos que este é o nosso filho e que nasceu cego.
Mãe do cego: Mas não sabemos como agora ficou vendo, nem quem lhe abriu os olhos. Pergunta pra ele. Tem idade. Que ele mesmo se explique.
narrador: Seus pais disseram isso porque tinham medo dos  judeus, pois os judeus tinham ameaçado expulsar da sinagoga todo mundo que reconhecesse Jesus como o Cristo.
Por isso é que seus pais responderam: "Ele tem idade, pergunte pra ele". Mas os fariseus mais uma vez chamaram o homem que era cego:
Fariseu 2: Dá glória a Deus! Nós sabemos que este homem é pecador.
Cego:  Se esse homem é pecador, não o sei... Sei apenas isto: sendo eu antes cego, agora vejo.
Narrador: Perguntaram-lhe ainda uma vez:
Fariseu 1: o que foi que ele fez? Como abriu os seus olhos?
Cego: Eu já disse pra vocês e não me deram ouvidos. Por que querem ouvir de novo? Por acaso vocês também querem se  tornar  seus discípulos?
Narrador: depois que ele disse isso, os fariseus insultaram o homem e disseram:
Fariseu 2: Tu sim que é discípulo dele! Nós somos discípulos de Moisés.
Fariseu 1: Sabemos que Deus falou a Moisés, mas deste não sabemos de onde ele é.
Cego: O que é de admirar em tudo isso é que não sabem de onde ele é, e, entretanto ele me abriu os olhos. Sabemos, porém, que Deus não ouve a pecadores, mas atende a quem lhe presta culto e faz a sua vontade. Jamais se ouviu dizer que alguém tenha aberto os olhos a um cego de nascença.  Se esse homem não fosse de Deus, não poderia fazer nada.
Fariseu 1: você nasceu todo em pecado e está querendo nos ensinar?
Fariseu 2: está expulso da comunidade. Vai embora.
Narrador: os fariseus expulsaram o homem que não era mais cego.  Jesus ficou sabendo que ele tinha sido expulso e quando o encontrou fez uma pergunta para ele.
Jesus: você crê no Filho do Homem?
Cego: Quem é ele, Senhor, para que eu creia nele?
Jesus: você está vendo, é o mesmo que está falando com você agora!
Cego: eu creio Senhor.
Narrador: ao dizer isto o homem se  prostrou e adorou a Jesus.
Jesus: Vim a este mundo para fazer uma discriminação: os que não vêem vejam, e os que vêem se tornem cegos.
Narrador:  Alguns dos fariseus, que estavam com ele, ouviram o que ele disse  e perguntaram para ele:
Fariseu 3: Também nós por acaso somos  cegos?
Jesus: Se fossem cegos, não teriam culpa, mas como dizem: nós vemos, o pecado de vocês permanece.
narrador: Palavra da Salvação.


Fim

Nenhum comentário:

Postar um comentário