terça-feira, 15 de novembro de 2011

“Os talentos multiplicados!”

13/11/2011
33º Domingo do Tempo Comum


“Os talentos multiplicados!”


Personagens - narrador –o grande padeiro e 3 outros padeiros

narrador:  Crianças, na história de hoje vamos ver que o dono de uma grande padaria queria testar seus 3 empregados pra ver se eles realmente eram bons e tinham aprendido com ele a missão de fazer o pão pra matar a fome de tantos. Então ele reuniu os seus funcionários:
Dono: eu vou viajar e quando voltar eu escolherei entre vocês o novo gerente. Mas antes, devem passar no teste. Vocês vão receber a farinha e devem produxir pães, vender, e ao final, me devolverem a farinha que eu dei apara cada um de vocês. João, aqui está para você 5 quilos de farinha de trigo.
Para você, José, eu vou te dar 2 quilos de farinha.Para você, Joaquim, 1 quilo de farinha.
Dentro de uma semana eu voltarei e quero ver o quanto vocês terão para me oferecer.
Narrador: ao terminar de falar o dono da padaria saiu e deixou os seus funcionários trabalhando. João, o padeiro mais experiente tratou logo de ir fabricar os pães. Testou várias receitas te fque chegou ao pão ideal.
João: vou pegar toda esta farinha e vou fazer os mais deliciosos pães...vou vender nas praças e com o lucro vou comprar mais farinha e fabricar mais pães. Ao longo da semana terei feito a farinha se multiplicar.
Narrador: João entrou na padaria, e todos os dias ele amassou, assou e saiu vendendo os pães pelas ruas, pelas casas, em todos os lugares. E como ele vendia bem,  não sobrou nada...
Quanto ao José, vejam só, ele trabalhou a massa, assou, fez deliciosos pães e também vendeu tudinho.
José: mais um dia de trabalho. Fiz o que o senhor me mandou, com o pouco que recebi fiz muito, dentro da minha capacidade, é claro. Agora eu vou comprar mais farinha e amanhã farei mais pães.
Narrador: Enquanto isso, eis ali o Joaquim, o padeiro mais preguiçoso do Brasil. Olhe só a sua grande idéia:
Joaquim: que nada, eu não vou me arriscar a fazer o pão e não vender, depois eu vou ter que tirar do bolso pra pagar a farinha do seu Manoel. Já sei, eu vou guardar a farinha e tirar a semana de folga, quando ele chegar eu lhe devolvo toda a farinha, acho que  ele vai ficar satisfeito, e o melhor: sem gastar nenhum material da padaria dele!!!Acho que vou ser o futuro gerente daqui...
Narrador: ao final da semana, voltou o seu Manoel. E ele foi logo reunindo os seus funcionários:
Dono: muito bem, ora pois, vamos aos finalmentes.  João, eu lhe dei cinco quilos de farinha, e tu, quanto me devolves?
João: senhor, aqui estão 10 quilos de farinha.
Dono: mas como se deu isso?
João: eu peguei o que o senhor me deu e com muita dedicação e trabalho multipliquei.
Dono: e tu, ó José, o que tens para mim?
José: o senhor sabe quer eu sou um pouco mais lento que o João, mas mesmo assim eu dobrei a farinha recebida com  dedicação e trabalho . aqui estão quatro quilos de farinha.
Dono: e tu, ó pequeno Joaquim, eu lhe dei um quilo de farinha, o que fizestes tu com ela?
Joaquim: nada, em compensação não perdi nada. Aqui está a sua farinha. Viu só como eu sou prudente?
Dono: e desde quando prudente é sinônimo de preguiçoso? Tu ficastes a semana toda de pernas pro ar e me devolves a mesma farinha recebida? Servo mau e preguiçoso. Se ao menos tivesse dado a farinha aos outros padeiros, teria rendido algo. Me dá aqui esta farinha, este avental, este chapéu e fora daqui. Vai descansar em outra freguesia, ó pá.
Joaquim: Pelo amor de Deus, meu chefe, faz isso não comigo. Dá-me uma chance, eu prometo melhorar.
dono:  Tarde demais, seu inútil. Você teve o que quis... Sua oportunidade já passou , poderia muito ter feito,mas nada fez . Vá embora e não volte mais. E quanto a vocês, os dois serão promovidos a gerente. Meus parabéns.
Narrador: E é assim, crianças, nós recebemos de Deus talentos, e Ele, um dia, irá cobrar de nós o que fizemos com esses talentos. Se ele te deu o dom de cantar, venha cantar na missa, se ele te deu o dom de representar, venha fazer parte do teatro, se ele te deu o dom de dançar, venha alegrar a nossa missa com a sua dança, se o seu dom não é na arte mas é na organização, caridade, no cuidado com as crianças, na administração, venham ajudar na sua igreja, porque sem o serviço não se pode dizer que é um cristão de verdade!Jamais enterre o que receberem, façam dobrar, render para que assim, Deus se alegre com você e o recompense com o céu .
Fim

Nenhum comentário:

Postar um comentário