terça-feira, 15 de novembro de 2011

O rico e o pobre

 26/09/2010

26º domingo do tempo comum-ano C

O rico e o pobre 


Personagens: vaquinha: Fifi
Boizinho: Manoel
Leão: rei

Fifi  (cantando):Eu sou rica rica rica de marre marre marre, eu sou rica rica rica de marre sou sim!Olá crianças, eu sou a Fifi, e eu sou muito rica: quem quer dinheiro?Quem quer dinheiro? Então vai trabalhar que este dinheirinho é meu e eu não dou pra ninguém...Agora me dêem licença que eu vou bem ali gastar o meu dinheirinho com um monte de comidinha gostosa...
Manoel: Ó céus, ó vida, ó tristeza,ó sofrimento...ó vida mais difícil.. faz dois dias que eu não almoço ou lalá e que eu também não janto o lalá...
Olá crianças, eu sou o boizinho manoel, sabem, eu sou muito pobrinho, não tenho casa, não tenho carro, não tenho moto, não tenho nem uma bicicleta, mas eu tenho uma coisa maravilhosa que o dinheiro não compra: o amor de Deus.

Fifi entra comendo.

Manoel: dona fifi, a senhora que está aí comendo este tanto de capim dourado, a senhora podia me dar um pouquinho?
Fifi:  poderia, mas não vai dar, porque este capim dourado não é pra qualquer um não, neste caso...
Manoel: neste caso então eu vou ficar aqui perto e se cair alguma coisa no chão eu vou comer, ta bom?
Fifi:  não, não ta bom, aliás, ta péssimo, porque este que cair ai eu vou usar pra...eu vou usar pra...pra fazer uma foguerinha quando vier o frio.
Manoel: ah, tá, neste caso, muito obrigado, Deus lhe pague!
Fifi:  por nada, por nada, mas vamos embora logo, chispa, chispa, que eu não quero saber de ninguém como você, um mendigo, na frente da minha casa não!
Manoel: sim senhora, a senhora é quem manda.

Manoel sai de cena.

Fifi:  nossa, este capim dourado importado diretamente dos alpes suíços da europa medieval setentrional não está me caindo muito bem...ai, ai, ai, que estranho, que dor de barriga,ai, ai, ai...eu acho que vou MORRER!!!!

Fifi  dá um suspiro e morre. O boizinho Manoel entra em cena.

Manoel: eu vim deixar aqui uns gravetinhos pra dona Fifi juntar com o capim dourado e fazer a fogueirinha dela, coitadinha,,,mas o que é isto? A dona Fifi dormiu bem aqui no meio da rua, em frente a sua casa? E estes capins caídos aqui no chão? Eu estou com tanta fome e acho que vou comer só um pouquinho...acho que ela não vai nem perceber...o que vocês acham,hein crianças? Será que eu devo comer deste capim importado lá da suíça, hein? Vou provar, porque senão vou acabar morrendo de tanta fome...

O boizinho come e começa a passar mal.

Manoel: Ai, ai, ai, que capim de gosto mais estranho...deve ser porque capim suíço é assim mesmo...mas tá doendo demais a minha barriguinha...ai, ai, ai...que dor...estou morrendo, estou vendo a luz,eu vou para o encontro de meu Deus...aiiii MORRI.

A vaquinha Fifi e o boizinho Manoel morreram. Entra em cena o leão:

Leão: muito bem, acabaram de chegar mais dois... acorde, dona fifi, acorde...acorde seu manoel...acorde!
Fifi:  ai, mas o que está acontecendo? Onde estou? Quem é o senhor?
Leão: mulheres e suas perguntas...bem, eu sou o rei leão e você morreu...
Fifi:  eu morri?
Leão: sim, você morreu. Mas manoel também morreu.
Fifi:  mas porque ele está aí, pertinho do senhor, na maior boa vida e eu estou aqui neste lugar horrível, cheio de sofrimento e dor? Posso saber?
Leão: pode sim: é porque você teve uma vida rica, cheia de bens, mas não soube compartilhar com ninguém, por isso agora você está sofrendo.
Fifi :  e manoel, o que ele fez para merecer estar deste lado aí?
Leão: bem, o manoel teve uma vida miserável, mas nem por isso ele deixou de fazer o bem e de agradecer a Deus por tudo q ele teve,mesmo sendo tão pouco.
Fifi:  sendo assim o senhor peça a ele que venha aqui e me refresque com um pouco de água por que estou com muita sede, e nem precisa ser água mineral, pode ser do filtro mesmo...
Leão: há um abismo entre nós e você, e não é possível a ninguém passar.
Fifi:  então o senhor mande ele ir lá na terra e avisar aos meus irmãos para mudarem de vida, porque senão irão sofrer como eu estou sofrendo agora agora!
Leão: se eles não escutam em vida aos ensinamentos da igreja, dos padres, das pessoas de bem, com certeza não vão escutar a um morto que ressuscitou.
Fifi:  e o que eu faço então?
Leão: reze por eles, para que a misericórdia de Deus os alcance em vida, e para que eles se tornen bons e sigam os ensinamentos de Cristo.
Fifi:  mas eu não sei rezar. O senhor pode me ensinar?
Leão: é claro que posso, e vocês crianças, podem me ajudar? Vamos rezar pela Fifi e por todas as pessoas que vivem sem se preocupar com a vida eterna, para que elas possam conhecer o amor de Deus. Vamos rezar?

Todos rezam e a historinha acaba.

F i m

Nenhum comentário:

Postar um comentário