terça-feira, 15 de novembro de 2011

“Inveja de quem faz o bem?”

18 /09/2011
25º Domingo do Tempo Comum-Ano A.

 


“Inveja de quem faz o bem?”

Personagens: pai, Leleco, Nestor.

Pai: mas que bagunça está este quintal, o mato cresceu muito e não dá nem pra andar aqui mais. Hoje eu vou dar um jeito nisso, eu vou capinar e deixar isso aqui limpinho.
( o pai começa a capinar).
Pai: vixe, é muito serviço, assim eu só vou terminar o mês que vem...é melhor pedir ajuda. Vou chamar o Leleco...Leleco!Leleco!
Leleco: que foi pai, eu tou jogando vídeo game, fala logo senão eu vou perder...
Pai: que jogo que nada, venha me ajudar a capinar este quintal.
Leleco: capinar? Eu?
Pai: sim, você. Se me ajudar eu te dou uma grana: 10 reais.
Leleco: 10 reais? Eu topo, dá pra comprar 3 jogos por 10. Cadê a minha enxada?
Pai: pegue ali e vamos trabalhar...
( os dois capinam juntos). Música:
Pai: vixe, é muito serviço, só nós dois não vai dar, vou chamar o seu irmão também.
Leleco: nada disso, eu não vou dividir a minha grana com ninguém...
Pai: não precisa dividir não, eu pago pra ele outro dinheiro, não vou dividir o seu, fique tranqüilo. Nestor! ô Nestor!
Nestor: qual foi aí coroa! Eu tava lá de boa no computador e você fica aí gritando deste jeito, assim não dá...
Pai: pega lá uma enxada e venha me ajudar a limpar este terreno aqui.
Nestor: trabalho braçal? Isso não combina comigo, eu sou um intelectual, qual é? Meu negócio é tecnologia, internet, computador...falar nisso eu tenho que ir conferir o meu twitter, fui!
Pai: intelectual também come? Por que aqui quem não trabalha não come! Além do mais eu pago 10 reais se você me ajudar.
Nestor: 10 reais? Tá bom, já dá pra colocar crédito no meu celular! Eu topo.
( os três estão trabalhando). Música:
Pai: até que enfim terminamos. O quintal agora está todo limpinho. Dá até pra dançar um xaxado...
Leleco: então cadê a minha grana?
Pai: aqui estão seus dez reais.
Nestor: e o meu pagamento?
Pai: aqui está o seu pagamento: 10 reais.
Leleco: peraí...alto lá. Que negócio é este? Que injustiça é essa? Eu trabalhei de sol a sol, desde cedo e vou ganhar 10 reais. E o Nestor que começou só depois do almoço também vai ganhar 10 reais. Isso não é justo. Se ele ganhar 10 eu tenho que ganhar 20: e comprar 6 jogos de play station...
Pai: como é que é? Eu não combinei te pagar 10.
Leleco: combinou.
Pai: e não estou pagando o combinado?
Leleco: está mas é que...
Pai: mas é que nada. O combinado foi pago. Pega o seu dinheiro antes que eu me arrependa e não te dê mais nada. Se eu quiser pagar o mesmo pro seu irmão estou sendo injusto? Por acaso eu não posso fazer o que quero com o meu dinheiro? Ou está com inveja porque estou sendo bom?
(Leleco sai).
Nestor: é isso aí pai, paga sapo geral. Este moleque não tem nada que se meter com os nossos negócios. Eu só não comecei a capinar antes porque só fui chamado depois. Dá aí meus dez reais.
Pai: toma meu filho, aqui está o nosso combinado.
(Nestor sai).
Pai: vejam só crianças...o amor de Jesus também é assim...quanto antes a gente se converter e buscar a Deus melhor, mas aqueles que se demorarem a voltar para Ele serão acolhidos da mesma forma e com o mesmo amor. O pagamento de ambos é o mesmo: a salvação eterna. Assim, os últimos serão os primeiros,
e os primeiros serão os últimos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário