terça-feira, 15 de novembro de 2011

“Santo é coisa séria!!!”


07/11/2010.
Dia de todos os Santos -Ano C.



“Santo é coisa séria!!!”

Personagens:

Mariana
Fernanda
Alessandra
Marcelo

                                                                                                                
Mariana e  Fernanda estão em cena quando chega Alessandra.

Mariana: olha quem vem ali, a Alessandra.
Fernanda: e pra variar deve estar indo pra igreja.
Alessandra: oi gente! Eu estou indo pra...
Mariana e Fernanda: IGREJA!!!!
Alessandra: hoje vai começar a novena de Santo Antonio.
Mariana: ta precisando de fazer novena pra arrumar um namorado, é?
Fernanda: deve ser, porque não sai da igreja, só fica aí, rezando sem parar...
Alessandra: não é nada disso, Santo Antonio não realiza só casamento não, ele é um santo muito especial, foi em vida uma pessoa muito boa, muito caridoso.
Mariana: a minha mãe falou que a gente não precisa ficar rezando pra santo coisa nenhuma, quando ela precisa de alguma coisa ela pede direto pra Deus.
Fernanda: é isso aí, pra quê falar com a secretária se eu posso falar diretamente com o chefe, não é não?
Alessandra: ih, eu já vi tudo. Vocês também não entendem nada a respeito dos santos e ficam aí repetindo estas frases que todo mundo fala...
Mariana: ah é, então pra que existe santo?

Chega o Marcelo.

Marcelo: alguém falou em santo? Cheguei.
Fernanda: ah, é! santo...
Alessandra: eu estava tentando explicar pra elas sobre os santos.
Marcelo: e aí, o que é que tem o santo?
Alessandra: santos são pessoas que tiveram uma vida de entrega a Deus, que se preocuparam com o próximo, que saíram evangelizando e pregando a palavra de Deus.
Marcelo: eu tou sabendo: é quem não casou, não teve filhos, ficava só rezando, sem parar, dia e noite.
Alessandra: nada disso, teve muito santo que foi casado, teve filhos, um exemplo é Santa Giana, que era médica, foi esposa e mãe, e que não ficava o tempo todo ajoelhada, rezando, mas viveu o cristianismo em todos os lugares em que ia.
Fernanda: então eu já sei: santo aquela pessoa que nunca bebeu, nem fumou, que morreu virgem...
Alessandra: não é bem assim não, Santo Agostinho, antes de se converter, era o maior beberrão, vivia na farra, e depois se tornou um Santo doutor, que escreveu muitas coisas lindas e importantes sobre Jesus e o evangelho.
Marcelo: ai, viu,eu ainda tenho chance de virar santo...
Mariana: só se for o santo do pau oco...
Mariana: a minha vó falou que só Jesus salva, e que a gente não precisa ficar rezando pra santo nenhum, nem pra Maria.
Fernanda: é isso aí, aliás, na bíblia fala que é errado ficar adorando ídolos de pau, de ouro, ficar adorando estas imagens aí que os católicos têm em casa, no trabalho, no carro...
Alessandra: ai, eu vou tentar explicar uma coisa de cada vez: primeiro: ninguém que tem imagem fica adorando imagem, a imagem do santo é apenas uma representação da pessoa, assim como uma foto de quem a gente gosta, a foto de alguém que já morreu, serve pra gente lembrar de como aquela pessoa foi importante pra nós... quando eu passo em frente a sala e vejo Jesus lá no crucifixo eu me lembro que ele morreu por nós, pra nos salvar...
Marcelo: quando eu vejo a foto do meu avô que morreu eu sinto saudades dele,mas aí eu me lembro de como ele era legal comigo...
Mariana: eu não sou católica, mas eu gosto de Maria.
Alessandra: que bom, porque Jesus sendo tão bom só podia ter uma mãe muito amorosa. E os santos intercedem por nós mas quem concede a graça é Deus. A gente reza para o santo e ele por estar o tempo todo em oração lá no céu pede a Deus por nós.
Mariana: quer saber, eu não vou mais aceitar ninguém falar mal nem de Maria e nem dos santos, porque todos viveram fazendo a vontade de Deus.
Fernanda: eu também, e sabe o que mais? Eu queria saber se eu posso ir com você lá pra igreja, pra fazer a novena de Santo Antonio também?
Marcelo: Fernanda, santo Antonio é tão poderoso que antes de começar a novena ele já te atendeu: aqui estou...
Fernanda: mas aí não é graça alcançada, é castigo...
Marcelo: que castigo o quê. Se você estiver achando pouco eu posso aproveitar e fazer a novena pra pedir pra alcançar o milagre de ficar um pouco mais alto, mais forte, mais lindo ainda...mudar pouca coisa eu já fico irresistível.
Alessandra: ah, neste caso você vai ter que fazer novena pra outro santo: são Expedito.
Mariana: e quem é São Expedito?
Alessandra: o santo das causas impossíveis.
Marcelo: não entendi.
Alessandra: não precisa entender não. Vamos todo mundo pra igreja então?
Fernanda/Mariana/Marcelo: vamos!!!!!!


Fim

Nenhum comentário:

Postar um comentário