terça-feira, 15 de novembro de 2011

“A semente e a palavra de Deus!”


10 /07/2011
15º Domingo Comum

“A semente e a palavra de Deus!”

Personagens: D. Maria, Seu Genésio, pássaro...

D. Maria: bom dia crianças! Mas que dia lindo! Um dia muito bom para plantar! Sabem crianças, é muito bom a gente plantar, mexer com a terra, cuidar da natureza, por isso eu trouxe estas sementes para plantar...Genésio!!!
S. Genésio: o que é dona Maria?
D. Maria: eu preciso que o senhor me ajude com estas sementes. Eu quero plantar bem aqui no quintal!
S. Genésio: mas logo agora? É que eu tava pensando em tirar uma pestana...
D. Maria: tire depois...ainda nem chegou o almoço e o senhor já quer descansar?
S. Genésio: sabe como é, na minha idade é diferente: trabalho um pouquinho, descanso um pouquinho...
D. Maria: tá parecendo mais trabalha um pouquinho, descansa um poucão... vamos lá, vamos preparar o terreno, o senhor por favor limpe bem ali...(o celular toca)
D. Maria: só um momento...alô, sim? Sou eu, dona Maria, o quê? A minha consulta foi remarcada para hoje? Para agora? Sim, eu já vou então, não posso perder, tem 10 anos que eu espero pra conseguir esta vaga no dentista...naquela época eu queria fazer um canal, agora demorou tanto que eu preciso  é de uma dentadura...
S. Genésio: a senhora vai sair?
D. Maria: sim...e o senhor fica aí e plante estas sementes. Cuidado onde vai pantá-las, hein, que seja um terreno bem preparado, e cuidado com as aves...Quando eu voltar espero que tenha terminado...tchau.
S. Genésio: pode ir, deixa comigo que eu vou cuidar de tudo...(sai a D. Maria) que cuidar o quê, eu vou é jogar esta semente em qualquer lugar mesmo....e depois eu vou dormir...ai que soninho...
Seu Genésio sai. Entra um pássaro e come a semente. Dona Maria volta e dá um chispa no pássaro.
D. Maria: mas o que é isso? Genésio!!!
S. Genésio: que susto, d. Maria, quem morreu?
D. Maria: por enquanto ninguém. Como é que você joga as sementes assim de qualquer maneira? Os pássaros comeram tudo. E ali, que você jogou sobre as pedras, você acha que vai nascer?
S. Genésio: não vai não?
D. Maria: não!!! O senhor não se lembra da parábola de Jesus?
S. Genésio: lembro...de leve...
D. Maria: pois Jesus ensinou que a palavra do reino é como a semente... o que acontece com a semente que ao invés de ser plantada foi apenas jogada no meio do caminho, como o senhor fez aqui no meu quintal?
S. Genésio: ...vem os pássaros e comem?
D. Maria: sim...e se ela for plantada no meio das pedras, como aquelas ali?
S. Genésio: vem o tatu e come?
D. Maria: não, elas não têm raízes profundas e acabam mortas pelo sol quente... e quando é lança da no espinho, sabe o que acontece?
S. Genésio: essa eu sei...ela não vai pra frente, porque o espinho não deixa...
D. Maria: assim é com a semente, e com a palavra de Deus também, que a pessoa ouve mas pode ser roubada pelo maligno ou morrer na primeira dificuldade que encontra.  Entendeu?
S. Genésio: sim, pode deixar que eu vou plantar direito da próxima vez...
D. Maria: da próxima vez não, que eu vou buscar outro saco de sementes lá dentro, e se dessa vez o senhor não fizer o serviço direito...não vai ter perdão...
S. Genésio: que isso D. Maria, a senhora não lembra das palavras de Jesus? Se alguém te fizer um mal deve perdoar 70X7? Ainda estamos na segunda vez...

Fim


Nenhum comentário:

Postar um comentário