terça-feira, 15 de novembro de 2011

Ascensão do Senhor

05-06-2011
Ascensão do Senhor






Paróquia São Pedro e São Paulo

Solenidade de Ascensão do Senhor - 05-06-2011


OS ENSINAMENTOS DE UM REI

Personagens: LEÃO, COELHO, MACACO, URSO, GIRAFA, NARRADOR

NARRADOR – (ACOLHIDA). A historinha de hoje acontece na floresta. Lá todos os animais obedecem e admiram o rei Leão, pois ele é muito sábio, e com seus ensinamentos leva todos os animais a praticar o bem. Alguns têm medo dele, pois ele assusta caçadores e afasta qualquer perigo com seu bravo rugido que se ouve por toda a floresta.
Hoje o rei Leão está reunido com alguns animais, como sempre, passando seus ensinamentos.

LEÃO – Devemos prestar muita atenção. Pois a floresta está cheia de caçadores. Não podemos atacá-los, o que devemos fazer é ficar sempre juntos cuidando uns dos outro, protegendo a floresta e sem fazer mal a ninguém.

URSO – Mas eu posso dar um susto de brincadeirinha naqueles que aparecerem por aqui?

LEÃO – Não, nem de brincadeirinha. Isso não é certo.

MACACO – já sei, eu vou ficar lá em cima da árvore e quando aparecer um caçador eu vou tacar um coquinho bem na cabeça dele, e aí, tum,  ele vai embora correndo...ha, há, há!

LEÃO – Também não podemos fazer isto. Não é tacando um coquinho na cabeça dos caçadores que nós vamos assustá-los.

URSO – é claro que esta macaquice não pode dar certo! Os caçadores iam te ver e os coquinhos que eles atiram machucam muito mais!

NARRADOR – enquanto o rei estava com os animais chegou o coelho todo afobado com uma notícia muito importante:

COELHO – Rei Leão! Rei Leão! O outro lado da floresta pegou fogo. Alguns animais se queimaram, outros fugiram e eu não consigo encontrar a girafa. Será que ela morreu?
E se o fogo vier para cá será que vamos morrer também? Ai, coitado de meus 17 filhinhos!!!!!

URSO – incêndio? Na floresta? O que vamos fazer?

MACACO – precisamos fugir logo, de preferência agora mesmo...fui!

LEÃO – Não foi não! Meus amigos, não se desesperem, fiquem calmos. Não se preocupem que eu vou procurar a girafa e também ver como está o incêndio. Mas por favor, fiquem todos juntos.

NARRADOR – Os animais estavam preocupados, mas acharam melhor ficarem juntos. O rei Leão precisava deixá-los sozinhos e saber que o rei não estaria ali para protegê-los os deixava apavorados. O rei Leão saiu à procura da girafa. Andou pela floresta sempre tomando cuidado com o fogo e observando o que estava acontecendo. Até que enfim encontrou a girafa encolhidinha e muito assustada.

GIRAFA – Rei Leão! Que bom encontrá-lo! Estou com muito medo. Há fogo por toda parte e não sei como encontrar o caminho de casa, que direção devo tomar, não sei o que fazer.

LEÃO – Ainda bem que você está aqui, todos os seus amigos estão preocupados com você.  Siga sempre em frente e logo irá encontrá-los. Diga a eles que me encontrou, mas, que vou continuar por aqui tentando apagar o fogo.

NARRADOR – A girafa seguiu a orientação do rei Leão, saiu no meio da queimada e logo encontrou os seus amigos que ficaram muito felizes quando a viram.

MACACO – olhe lá, é a dona girafa! Ela se salvou? Ou será assombração?

URSO – que assombração o quê? É ela mesma, está meio estropiada, mas está viva! Dona girafa, e o rei Leão? Ele não veio com você? Onde ele está?

GIRAFA – ele me encontrou e me mostrou o caminho de volta. Mas ficou no meio da floresta. Ia tentar apagar o incêndio. Pediu para sermos obedientes e ficarmos aqui juntos esperando a sua volta.


NARRADOR – O tempo foi passando e os animais ficaram mais aflitos com a ausência do rei Leão, pensando que ele poderia ter morrido no incêndio. Quando de repente...


GIRAFA, COELHO, URSO, MACACO – Rei Leão! Que bom que chegou! O senhor está bem?


LEÃO – Estou bem, agora não há mais fogo. Vejo que todos estão salvos, e como vocês seguiram meus ensinamentos ninguém saiu machucado. Agora posso subir a montanha e descansar. Continuem juntos, ajudando uns aos outros.

COELHO – Mas rei Leão, iremos sentir sua falta. Não vá, fique conosco.

MACACO – se o senhor ficar eu deixo até de fazer macaquices...eu prometo.

URSO – sem o senhor como poderemos viver?

LEÃO – Eu estarei sempre com vocês. Quando precisarem de mim basta olhar para o alto em direção da montanha e pedir socorro, eu ouvirei e os ajudarei. Vivam conforme os ensinamentos que dei a vocês.

NARRADOR – O rei Leão abraçou a todos e saiu. Foi andando em direção a montanha. Os animais olhavam admirados, como poderia existir um ser com tamanha sabedoria.

E com a historinha de hoje crianças, aprendemos que assim como os animais aprenderam os ensinamentos do rei Leão, nós devemos viver os ensinamentos de Jesus, sendo obedientes, amigos, praticando o bem, freqüentando a catequese e participando da missa.
Jesus nos vê e está sempre pronto a nos ajudar, basta que a gente olhe para o alto e peça a sua ajuda e ele nos ouvirá.


 fim





Nenhum comentário:

Postar um comentário