terça-feira, 15 de novembro de 2011

“Quem poderá entrar no céu?”


06/03/2011

9º domingo do tempo comum-Ano A

“Quem poderá entrar no céu?”

anjo bom: muito bem, sejam bem vindos vocês todos que acabaram de chegar no céu. agora nós vamos ver quem é que vai poder entrar.
Armando: ué, não é todo mundo que chegou aqui que vai entrar não?
anjo: quem te falou isto? aqui não é assim não. Só quem ficar com pontos positivos é que vai entrar.
Rita: até aqui no céu tem este negócio de ponto positivo? eu pensei que fosse só lá na escola. ai, ai, ai
anjo: isto mesmo. vamos dividir a fila. quem foi bom na terra vai entrar, quem foi mal vai descer. infelizmente.
Armando: eu vou entrar, eu sei, porque eu fui bom, muito bom.
Benta: só quem é bom é Deus.
Rita: então só Deus é quem tá lá dentro?
Armando: se for, então vamos ficar nós dois juntos.
anjo: muito bem, senhor Armando, já estou com a sua ficha aqui...hum, bem,...acho melhor começar por outra pessoa...dona Benta, vamos começar pela senhora.
Benta: sim, pode começar, sim senhor.
anjo: a senhora sempre foi uma pessoa muito pobre, e sofreu muito. sofreu na infância, sofreu na adolescência, sofreu na juventude, teve 10 filhos, ficou viuva cedo...mas ser pobre não é garantia de ir pro céu não...
rita: ainda bem, porque eu nunca fui pobre...
armando: eu também não, mas sempre vivi cercado de pobres na família, será que vale?
anjo: continuando...a senhora, apesar de pobre, foi muito caridosa, ajudou as pessoas ao seu redor...criou os filhos com amor, ensinou eles a amar a Deus, sempre foi a missa: nota final: aprovação!!! pode entrar.
benta: ai que bom, não vejo a hora de encontrar o menino Jesus, minha nosso senhora aparecida, meu santo antonio...
armando: vai, dona benta, o que não vai faltar pra senhora é tempo de conhecer todo mundo.
benta: então, até logo, eu já vou...
sai dona benta.
anjo: muito bem, uma já entrou, agora vamos lá, dona Rita, é a sua v ez...
rita: porque eu? agora é a vez dele, do seu armando, eu posso esperar...
anjo: a senhora sempre deixou pra  depois este encontro com Deus...sabia de Deus, mas vivia como se não precisasse dele. a sua situação é muito dificil...
rita: mas eu nunca matei, nunca roubei, nunca passei nem no sinal vermelho...não bebia, não fumava, não assisti o big brother nem uma vez...
anjo: de fato o seu curriculo como cidadã é muito bom, mas como filha de Deus, não sei não...
armando: ih, deste jeito, eu acho que você vai descer....
anjo: quem é o senhor pra falar assim dos outros, até aqui não para com esta mania de julgar as pessoas...? continua se achando o bom, o perfeito?
armando: tá bom, foi mal...
anjo: continuando...dona rita, o que a senhora tem a dizer ao seu favor? em sua defesa?
rita: agora que eu cheguei aqui é que eu estou vendo que vivi uma vida toda errada, o mais importante devia ser o amor a Deus, e não o amor ao dinheiro, às coisas...
anjo: dona rita, eu acho que o seu caso pode ter jejito, a senhora ao menos se arrepende, neste caso pode entrar naquela portinha ali, quando se sentir digna de entrar no céu, pode entrar...
rita: obrigada seu anjo, agora eu sei o que é a verdade...eu já vou...
armando: e tem portinha é...eu não sabia desta opção não...
anjo: é para aqueles que se arrependeram...lá fica o purgatório...
armando: ainda bem que eu não preciso de me arrepender, porque eu sempre fui bom...não saia da igreja, falava de Deus pra todo mundo, onde eu podia eu pregava a palavra dele...
anjo: é verdade, pregava sim, mas não vivia, era tudo de boca pra fora...
armando: nada disso, eu sempre fiz o que devia fazer, ia a igreja, pagava o dizimo, distribuia cestas básicas no natal...sempre fiz tudo certo...
anjo: estou vendo é que o seu caso é muito grave, por acaso o senhor acha que dizer: senhor, senhor, garante a sua entrada aqui?
aramado: mas eu fiz milagres, eu expulsei demonios no nome de Deus...
anjo: mas o senhor não praticava os ensinamentos dele...apenas divulgava...
armando: e aqui não tem um cantinho especial para os divulgadores?
anjo: não, aqui só tem lugar pros filhos de Deus...
armando: e agora...eu vou descer?
anjo: estou analisando ainda...
armando: então eu vou pro purgatório?
anjo: ainda não decidi...
armando: porque eu achava que ia entrar direto no céu, mas vendo a situação, pode ser no purgatório mesmo...
anjo: agora você não decide mais nada, o seu tempo de poder fazer alguma coisa já acabou...
armando: então, quer dizer que eu vou descer?eu não tenho mais nenhuma chance?
anjo: não...ainda não decidi...já sei...eu vou...eu vou falar com o chefe... vou ver se o senhor terá alguma chance de mudar esta situaação...o senhor deite aí e espere...
armando: deitar? de novo? eu fiqueideitado um tempão antes de chegar aqui...
anjo: se você não quiser...pode descer então...
armando: não, eu quero sim, pode ir sem pressa que eu vou ficar aqui quietinho, esperando, afinal eu tenho toda a eternidade pra esperar, não é?
o anjo sai...após algum tempo....
rita: armando, acorda armando, não vai trabalhar não? tá na hora?
entra benta.
benta: dona rita, eu já fiz o café, posso servir?
rita: espere um pouco, Benta, que eu vou acordar o armando primeiro, nunca vi ele  dormir assim, parece que tá sonhando com os anjos...
armando acorda e fica de´pé.
armando: rita, meu amor, eu acordei.
rita: acordou, e está atrasado, vamos logo...
abraça dona benta.
armando: dona benta, meu amor, eu acordei...
benta: ih, sai pra lá seu armando, que eu sou uma viúva de respeito...
rita: o que foi que te deu Armando? esqueceu que hoje a gente vai no banco falar com o gerente pra ver se ele dá mais um tempo pra gente pagar aquele empréstimo...
armando: e o que importa banco, dinheiro, a chance mais importante eu já tive...a chance de viver como um filho de Deus...de ouvir a sua palavra e colocar em prática. e cada um de vocês que está aqui hoje, participando desta celebração, estaria preparado pra falar com Jesus pessoalmente?

fim

Nenhum comentário:

Postar um comentário